TRATAMENTO COM HIPNOSE: QUEM PRECISA ?

A sociedade vive afetada por vários problemas de ordem psicológica. Diante dessa realidade, aparecem alguns tratamentos, e dentre eles a hipnose. O tratamento com hipnose vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais pessoas, até mesmo os profissionais da área psicológica.

O tratamento com hipnose, recebeu recebeu críticas indevidas de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, mas, voltou com força após a Segunda Guerra Mundial, quando era usada pelas principais entidades médicas internacionais.

No Brasil, a hipnose passou também por um processo de descrença, sendo ligada a área de entretenimento, mas atualmente, a hipnose é reconhecida como um tipo de tratamento adequado para certos quadros psiquiátricos, e até mesmo como um método de valor para aumentar a resistência imunológica de pacientes.

Tratamento com hipnose
Tratamento com hipnose

O tratamento com hipnose e sua aplicação.

A hipnose geralmente não é um tratamento em si. Os diferentes métodos terapêuticos usados pela psiquiatria podem ser realizados melhor e mais rapidamente com a sua ajuda. Uma de suas vantagens é reduzir o tempo de tratamento de um distúrbio mental.

Assim, a hipnose pode ser usada para:

– tirar sintomas de alterações emocionais, como ansiedade;

– reduzir o estresse, tratar traumas psicológicos;

– tratar medos e fobias;

– auxiliar o tratamento de alívio de dores crônicas, como na artrite, dor provocada por tumores, etc;

A hipnose também pode ser usada no tratamento de doenças psicossomáticas, como  úlceras de fundo nervoso, sendo um dos métodos com maiores resultados.

Hipnose na Psiquiatria

Entidades como Associação Médica Britânica, Associação Médica Americana, Associação Médica Canadense e Associação Americana de Psiquiatria reconheceram a força da hipnose como modo de diagnóstico e tratamento de problemas específicos em Psiquiatria.

Nos diferentes países, surgiram entidades nacionais, filiando-se à Sociedade Internacional. Para o estudioso da hipnose, a cada dia e a cada descoberta, ela é um mundo novo que se abre, no sentido de somar novos elementos à neurociência, da pesquisa ao diagnóstico e ao tratamento.

Onde a Hipnose pode ser indicada?

A hipnose tem muitas indicações específicas, como na Psicologia, Psiquiatria e em Medicina Geral.

Vem sendo bastante usada para retirar dores, controle de asma, o cólon irritável, e os problemas psicodermatológicos (como eczemas).

Além disso, alterações de comportamento alimentar, como obesidade, anorexia e bulimia, disfunções sexuais em todas as faixas etárias, controle do impulso pelo jogo, tendência para o uso de drogas e álcool e etc.

A hipnose também tem valor quando usada para complementar outras formas de psicoterapia, como no tratamento dos medos fóbicos, doença do pânico, controle da ansiedade, depressão, controle do impulso suicida e reativação dos valores da vida, etc.

Em muitos desses casos mais graves, a hipnose é acompanhada por medicamentos apropriados, como antidepressivos.

Assim, o tratamento do hipnose é abrir uma chave para o restabelecimento da sua saúde física e psicológica, sendo trabalhando com a ajuda de um profissional ético, as portas da percepção de uma estrutura psicológica completa.

Comments

comments