COMO FUNCIONA A HIPNOTERAPIA?

Já imaginou tratar algum transtorno do seu corpo ou mente sem a utilização de medicamentos carregados das mais diversas substâncias? Isso é possível graças a uma técnica terapêutica bem conhecida, a Hipnose.

Ela funciona como uma ponte para o subconsciente. Quando a pessoa está em estado de transe, é possível identificar as causas mais profundas dos problemas e tratá-las por meio de sessões de hipnoterapia.

Contudo, essa técnica precisa ser aplicada por um profissional qualificado. Muitas pessoas dizem aplicar a Hipnose sem nem ao menos ter o curso da terapia. Deixar que um indivíduo sem a preparação adequada utilize métodos de Hipnose é um grande risco para o paciente.

O que a Hipnose trata?

Por muito tempo a Hipnose foi encarada como um método “charlatão”, ou seja, que não tinha eficácia nenhuma no tratamento de doenças e distúrbios. Contudo, é importante ressaltar que ela é uma ciência comprovada.

Ela não é nenhum tipo de “mágica”, mas, sim, uma técnica que utiliza e altera os estados fisiológicos do cérebro para tratar os mais diversos problemas. A Hipnose é uma excelente alternativa para quem não deseja utilizar medicamentos como tratamento.

Com ela, é possível tratar transtornos como: depressão, ansiedade, Síndrome do Pânico, obesidade, tabagismo, traumas, estresse pós-traumático, fobias, compulsões entre outros distúrbios. Ela também pode ser usada como terapia de apoio para o tratamento de doenças crônicas.

Além disso, o método também é indicado para quem deseja mudar comportamentos da vida pessoal ou profissional. Se tornar mais paciente, aumentar a autoestima, melhorar o desempenho em atividades. As aplicações são as mais variadas.

É importante ressaltar que existem algumas situações onde a Hipnose não pode ser aplicada. A técnica não funciona em casos de: senilidade, epilepsia esquizofrenia e psicoses.

 

Diferenciais da Hipnose

Existem diversos tipos de tratamentos terapêuticos existentes. Contudo, a Hipnose oferece alguns diferenciais que a colocam à frente de outros métodos e técnicas.

  • Alta Taxa de Recuperação: A hipnoterapia possui a maior taxa de recuperação entre os demais tratamentos terapêuticos. É possível obter até 93% de eficácia na recuperação.
  • Menor tempo de tratamento: Dependendo do caso, é preciso apenas algumas sessões para tratar um distúrbio. Enquanto a psicanalise exige anos de tratamento, em pouco mais de um mês e meio (seis sessões) a Hipnose já apresenta resultados muito satisfatórios.
  • Natural: A hipnoterapia é um processo 100% natural que não exige o uso de qualquer tipo de substância ou medicamento. Ela consiste apenas em explorar o subconsciente do paciente.
  • Melhor Custo-benefício: Enquanto a psicanálise e a Terapia Comportamental exigem altos investimentos, por conta dos longos processos de tratamento, a Hipnose é financeiramente mais acessível, pois é possível resolver o problema em algumas sessões.

O maior diferencial da hipnoterapia é que ela trata não só as consequências, mas, também, as causas de um problema. Muitas vezes, distúrbios e transtornos mentais e emocionais são acarretados por questões mais profundas, que estão localizadas no subconsciente do paciente.

Problemas com a autoestima, por exemplo, geralmente são acarretados por traumas durante a infância e adolescência. Bullying, cobranças feitas por pais e parentes, padrões impostos pela sociedade, são algumas das causas mais comuns desse tipo de caso.

Por conta disso que a Hipnose é tão indicada. Mais do que simplesmente tratar o transtorno, ela vai procurar dissolver os fatores que geraram o problema, e que podem fazê-lo voltar.

Como funcionam as sessões de Hipnose

Muitas pessoas têm dúvidas sobre de como funcionam as sessões de Hipnose. É comum a maioria pensar que elas são coisas de outro mundo, que envolvem processos malucos. Contudo, elas são bem simples.

Em primeiro lugar o profissional irá realizar uma Anamnese com o paciente, que, nada mais é, que uma entrevista onde ele irá procurar entender o problema do paciente e como ele poderá ser solucionado.

Em seguida, o hipnólogo irá explicar o como funciona a Hipnose e iniciar o processo relaxamento do cliente. Ele irá deixar a pessoa o mais confortável possível, induzindo ela a um estado de calma e tranquilidade absoluto.

No passo seguinte, o profissional irá realizar um aprofundamento no subconsciente do paciente onde ele irá estabelecer uma comunicação direta. A partir disso, o hipnólogo começará a fazer “sugestões” para a mente do indivíduo para tratar o problema. Por fim, o cliente é retirado do transe.

É muito importante ressaltar que, durante a Hipnose, o subconsciente não irá aceitar sugestões que prejudiquem o indivíduo. O que o hipnólogo faz é indicar pequenas mudanças comportamentais.

Comments

comments